Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Parlamento Juvenil

O Parlamento Juvenil é um programa da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Alerj. Ele foi criado em 2003 com o objetivo de conscientizar os alunos da rede sobre o processo democrático, integrando-os à atividade política, além de estimular o surgimento de novas lideranças.

Através desse projeto, os alunos da rede estadual de ensino aprendem a exercer na prática as funções parlamentares. O Parlamento Juvenil segue o mesmo modelo de um parlamento convencional, com direito à escolha de mesa diretora, regimento interno, apresentação de projetos de lei e votação. O programa envolve os 92 municípios do estado.

A diretora Antonieta comunica com satisfação que o aluno Bryan Lima Cordeiro teve seu projeto como um dos mais votados para serem incluídos na votação da ALERJ.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Prêmio Inovar para Crescer
O Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro ficou entre os oito finalistas, na categoria Ensino Médio, do Prêmio Inovar para Crescer, uma iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O projeto apresentado foi o Triturador de Plástico Domiciliar (TPD), um sistema de reciclagem mecânica doméstica, de custo acessível e fácil manuseio. Com a eliminação de lixo plástico na natureza, o volume de material enviado para a reciclagem industrial diminuirá. O TPD pode ser vendido por cerca de R$ 200,00 e se tornar um fator multiplicador da renda familiar. Cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio regular participaram ativamente do projeto que foram orientados pelo Professor Nilton Lima, um deles foi Diego Tavares, de 18 anos.